Muitas faculdades EAD enfrentam os novos desafios educacionais criando programas de formação à distância.

A comunicação entre formador e formando pode ocorrer de várias formas, dependendo do tipo e conteúdo do programa, das possibilidades de ambas as partes utilizarem as novas tecnologias, do custo, etc. As principais são: No nível mais básico, a educação a distância é implementada em situações em que um instrutor e o(s) aluno(s) estão em locais e tecnologias diferentes (ou seja, voz, vídeo, dados, materiais impressos, etc.), muitas vezes combinados com aulas presenciais. comunicação -pessoa, usada para preencher a lacuna de ensino.

Programas deste tipo são capazes de proporcionar aos formandos uma segunda oportunidade de ensino superior e de formação, de abordar pessoas com limitações de tempo, físicas ou físicas e de aumentar os conhecimentos dos trabalhadores no local de trabalho.
https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-historia-ead
Um fator importante para o sucesso da implementação de aplicações de ensino à distância é que existe uma necessidade essencial de formação que é impossível ou economicamente inviável de cobrir com métodos clássicos, que exigem a coexistência do formador e dos formandos no mesmo local, durante a formação processo .

Tais casos são: A necessidade de educação e treinamento de um grande número de pessoas, localizadas em diferentes áreas. A educação e formação de pessoas com necessidades especiais e, em particular, com limitações de mobilidade.

A educação e formação de pessoas que vivem em áreas de difícil acesso (por exemplo, país montanhoso e insular); A facilitação da participação no processo educacional de especialistas e consultores que possuem conhecimentos especializados em vários campos. A condução cooperativa do processo educacional por professores localizados em diferentes áreas.